Fonte
Traduzido e adaptado de: https://arthurharris.com/news/npt-vs-bsp/
O que você vai encontrar nesse artigo?
- Diferenças históricas entre as roscas NPT e BSP
2. Definições das roscas NPT e BSP
A diferença entre as roscas NPT e BSP tem mais a ver com o local onde você mora do que com suas aplicações. NPT e BSP são padrões de roscas para tubos usadas em tubos e acessorios para tubulações para vedar as uniões roscadas.
BSP – Reino Unido, Europa, Ásia, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul (maioria dos países do mundo)
NPT – Estados Unidos, Canadá
Ambas as roscas têm o mesmo passo e picos e vales com formato familiar. No entanto, os desenhos das roscas diferem de duas maneiras fundamentais. Na rosca NPT, os picos e vales das roscas são planos. Na rosca BSP, eles são arredondados. Em segundo lugar, o ângulo da rosca NPT é de 60 graus, e o ângulo da rosca BSP é de 55 graus.
O que é rosca BSP e NPT?
Qual rosca é NPT?
NPT é a abreviação de National Pipe Thread Tapered, que em portugues significa “Rosca Cônica Nacional para Tubos”, que é o padrão dos EUA para roscas cônicas usadas para unir tubos e conexões. Elas foram estabelecidas como um padrão pelo American National Standard Pipe Thread, comumente chamado de National Pipe Thread Standards. NPT é um dos padrões técnicos nacionais dos EUA para séries de roscas cônicas e retas usadas para vários propósitos, como rigidez e vedação estanque à pressão.
Qual rosca é BSP?
BSP é a abreviação de British Standard Pipe, que em portugues significa “Tubo Padrão Britanico”. A rosca, conforme definida pela norma ISO 228, usa roscas padrão Whitworth e está entre vários padrões técnicos para roscas de parafusos que foram adotados internacionalmente para interconexão e vedação de tubos e conexões. Foi adotado como um padrão em encanamento e conexões de tubos em quase todo o mundo.
Padronização para roscas NPT e BSP
A necessidade de padronizar roscas de parafusos começou a sério com o início da Revolução Industrial no início do século XIX. A padronização era necessária para facilitar a compatibilidade entre diferentes fabricantes e usuários.
O padrão dos EUA para roscas cônicas foi estabelecido por William Sellers em 1864. Então, como presidente do Franklin Institute, ele propôs novos padrões para porcas, parafusos e prisioneiros para substituir a prática de roscas de parafusos sem padrão nos EUA. Seu desenho de rosca ganhou ampla aceitação principalmente por causa dos picos e vales achatados, e o ângulo de 60 graus era mais fácil para maquinistas comuns fabricarem e produzirem.
Mais de duas décadas antes, na Grã-Bretanha, em 1841, Joseph Whitworth propôs seu desenho de rosca, que foi rapidamente adotado por muitas empresas ferroviárias britânicas e se tornou um padrão nacional para o Reino Unido chamado British Standard Whitworth.
Embora até a década de 1860, esse padrão fosse frequentemente usado nos Estados Unidos e Canadá, ele não era universalmente aceito. Frequentemente competia com muitos outros padrões usados por uma infinidade de empresas. A rosca de Sellers acabou vencendo nos EUA quando seu padrão foi usado para trabalhos feitos sob contratos governamentais e então se tornou um padrão para corporações influentes da indústria ferroviária. Muitas corporações logo o seguiram, adotando-o como padrão nacional nos EUA.
Quais são as aplicações para roscas NPT e BSP? Elas são intercambiáveis?
As roscas cônicas NPT e BSP são utilizadas porque, diferentemente das roscas retas, uma rosca cônica pode ser acoplada firmemente para fazer uma vedação hermética de fluido ou ar. As aplicações de rosca reta são projetadas para simplesmente manter as peças juntas, enquanto uma rosca cônica, quando o torque é aplicado, comprime e veda o encaixe.
As aplicações para tubos roscados cônicos fornecem uma vedação eficaz para tubos que transportam líquidos, gases, vapor e fluido hidráulico. Elas são usados em vários setores — usinas de energia, gás e petróleo, produtos químicos, manufatura e transporte. Por exemplo, muitos sistemas de pressão a bordo de navios usam rosca BSP, enquanto muitas aplicações da indústria de petróleo e gás usam conexões NPT. As roscas NPT e BSP foram adotadas para uso com uma ampla gama de materiais. Além de aço e latão, as roscas são usadas com bronze, ferro fundido e plásticos como PTFE, PVC e náilon.
Hoje, esses dois sistemas de vedação não são inerentemente melhores um do que o outro. Cada rosca funciona efetivamente, apesar dos dois desenhos serem diferentes. Na verdade, por mais de um século e meio depois da criação dessas roscas, o uso e a aplicação de qualquer uma delas, dependeram de onde ela é fabricada.